segunda-feira, 19 de março de 2012

Por onde andará meu Professor...


Hoje procuro alguém que me faça recordar do meu velho professor de Francês; chamava-se Aurélio. Aquele que me passava os ideais de amor e dedicação aos estudos – o meu mestre. Que me ensinou que estudar é abrir os caminhos do sucesso e da auto-realização. Que através da leitura seria possível percorrer uma trajetória que me levaria a conhecer um mundo até então nunca por mim desbravado, um mundo meu, rico de colorido e aventuras. Que devolvia a beleza e a esperança pela vida. Que imprimia propostas de união, respeito e amor aos nossos colegas. Que transmitia o carinho e a tolerância para com nossos pais, e principalmente a atenção aos seus cabelos brancos – marcas da sabedoria e de experiências tão ricas. Por onde andará o meu professor que me ensinou a acreditar no mundo, na bondade das pessoas, na fidelidade, na possibilidade da troca, na lealdade, no amor e na ética. Que contagiava minha mente com viagens em volta do mundo, e enriquecia a minha rotina com textos de jornais e histórias escritas de próprio punho, incentivando-me a buscar o conhecimento como alimento da alma. Que me fez senhora da minha vida, que me ensinou a buscar e acreditar nos meus sonhos e na possibilidade de realizá-los. Passou-me isto não através dos livros, mas do seu próprio exemplo, na eloquência de suas palavras e na emoção impressa em sua voz quando lecionava e dividia a sua opinião cheia de entusiasmo e respeito pela vida. Por onde andará o meu professor que me ensinou a ter um ideal de um mundo justo, sem fronteiras, onde as diferenças sociais e econômicas, raciais e religiosas nada – ou quase nada – representavam diante da riqueza das descobertas. Onde estará o meu ídolo, que fez com que eu acreditasse que seria possível trilhar um caminho de dedicação ao estudo, da valorização da leitura, da arte, da música e do teatro. Sabe, por vezes imagino: Que pena! Talvez tenha ele se perdido neste emaranhado de apelos atuais, nas dificuldades planetárias, nestes novos desafios. Contudo jamais morrerá. Para mim estará sempre vivo e presente nas minhas melhores recordações da juventude. Mas o quero de volta, quero vê-lo em outros mestres, para que meus filhos e netos, jovens e adolescentes possam também conhecê-lo, e assim aprendam com ele que, independentemente de qualquer condição, é possível lutar e realizar as nossas metas, e que o conhecimento nos levará inevitavelmente a isso. Que dele possam aprender a valorizar o estudo e o amor, e que sejam orientados a respeitar o ambiente escolar, seus mestres e seus livros, não desistindo jamais de seguir adiante, ainda que tudo conspire contra eles. Para que devolva os valores perdidos e resgate a esperança de que ainda é possível viver, sobreviver e ser feliz, apesar de este mundo apresentar-se tão conturbado de violência, solidão e doenças. Basta apenas que acreditemos e tenhamos em nossas lembranças um professor como este, que nos ensina que a vida vale a pena ser vivida sempre, apesar das adversidades.
Socorro Prado

Um comentário:

  1. Vixe... Mae, voce sabe q eu n sou muito afeita a essas letras melosas e tal, mas com certeza esse texto me emocionou. Sinto um arrepio por dentro.
    Linda escrita, linda poesia por detras de um texto simples.

    ResponderExcluir