domingo, 18 de novembro de 2012

SAUDADES DESTE TEMPO...

Fico a relembrar por muitas vezes e sinto saudades das pessoas que durante anos trabalhavam em nossas casas durante tantos anos. Da amizade, lealdade e respeito que existiam nesta convivência. Seres que dedicavam anos de suas vidas em nossas companhias que cuidavam de nós como, ou melhor, que nossas verdadeiras mães, com carinho e extremado amor. Questiono-me às vezes, que mundo moderno é este onde as relações são tão “liquidas”, sem envolvimento e compromisso, onde disponibilidade e tolerância não existem.
 
Lembro-me da minha babá que me punha na rede a cantarolar músicas jamais esquecidas por mim, a pentear meu enorme cabelo cheios de cachos todas as manhãs, calma e amorosamente, com uma paciência e ternura inesquecíveis. Das guloseimas, biscoitos de nata e maravilha coberto em alvo guardanapo servido com suco de jabuticaba, nas tardes ensolaradas e escaldantes do verão nordestino; quanta delicadeza imprimia aquela mulher em gestos suaves e delicados, que me fez acreditar em um mundo possível de trocas amorosas.
 Acho que estou fora de moda, pois acredito que a perda deixa um vazio, e quando crescemos e nos tornamos adultos são as recordações, as saudades destas pessoas que as tornam encantadas, pois são elas que nos fornecem o colorido das nossas florescências infantis, acalmam e enriquecem nossas vidas. Podermos ir lá sempre que quisermos, neste mundo particular e maravilhoso.  As histórias que vivenciamos enriquecem a vida e quando estamos tristes e angustiados podemos recorrer a estes momentos, porquanto eles têm o poder de modificar o dia a dia, de transformar as nossas angustias e medos em canções e filmes a relembrar. Só assim, os desafios das nossas vidas perdem o poder de nos incomodar tanto, ficam mais amenos e fáceis de suportar. E nossas crianças que moram dentro de nós passarão a possuir um rico material para sobreviver neste mundão de meu Deus, principalmente, aquelas em que o medo da solidão se faz presente.


Socorro do Prado






Nenhum comentário:

Postar um comentário